martes, 17 de abril de 2012

WPX ssb 2012, a minha historia! (Portugues)


O WPX na minha opinião, e um dos contest mais atrativos que nos os radioamadores temos. E a hora em que nos podemos usar os nossos indicativos especiais, na  verdade foi a maior razão pela qual eu solicitei o meu indicativo espacial 5K3R. Assim acabou o test em SSB escrevi algumas das situações que passei durante esse final de semana de divertimento!

Melhoras na estação:
Os preparativos para o concurso começaram para mim uma semana antes ao contesr. Tomei a decisão de “fazer uma melhora no shack” sempre que tiver um novo contest, mesmo seja uma melhora bem simples. Essa melhora deveria estar focado a melhorar o desempenho da estação, porem, fiz um “brainstorming” para ver qual seria a necessidade mais importante o com mais impacto no resultado do concurso. Foquei então o trabalho nas pequenas falhas  de AC que as vezes temos na cidade de Bogota. Mesmo elas sejam pequenas, colocam em risco a integridade do Log, alem de poder perder algum DX que facilmente poderia ser um multiplicador.

Para evitar a perca total o parcial do log o que eu fiz foi migrar do me PC desktop para o meu Netbook, ela tem bataria o que evitaria que se desligasse. Muito bem, o log já fico ótimo, agora como vanmos fazer para ficar no ar alem de não ter AC? Bom, o orçamento que eu tinha era “zero”, porem, procurei no me “junkbox” e achei uma bateria de gel de 1VDC@7Ah, não è nada para tomar conta de 100 watts (Low Power no contest) mais fazendo as contas reparei que poderia continuar no ar com apenas com 20 watss (6dB por baixo dos 100 watts)  pelo menos uma hora, mesmo não seja muita potencia ainda da para fazer ums quantos QSO, onde algun deles puderiam ser multiplicadores, na verdad e “melhor do que estar fora do ar”!

Comida!
Nesse final de semana eu ia ficar sosinho em casa, porem não podia perder tempo cozinhando. Sanduíche è bom mais não tem nada como “comida quente”, ainda mais si estamos sentados na frente da radio com uma media de 20 graus centigrados no shack.
Na sesta preparei uma mega-panela de arroz , frango assado, batata. Alem da comida quente também tinha pão, amendoim (od frutos secos da muita energia), sumo de laranja, água e café atoua. Ainda bem que a mesa do shack è bem grande, la tenho espaço para comer sem desatender o concurso.

Finalmente chegou a sesta!
Minha esposa viajava para o Uruguai nesse dia, ela levava a nossa filha Luciana de três aninhos, tinha que arranjar passaporte, partidão de nascimento e um monte de outros papeis lá em Montevidéu. Depois do almoço, pegamos nas malas e fomos ate o aeroporto, fizeram checking, tivemos que tirar coisas de uma mala para outra (como sempre) mais no final tudo fico bem e ela saio para migração. Estava voltando para a casa quando a minha esposa ligou para mim dizendo que faltava um papel onde eu dava licença para ela sair sozinha com a nossa filha, sai então correndo para a prefeitura, arrumei o papel e voltei para o aeroporto, ficamos meio estressados mais no final tudo saio certo e conseguiram entrar no avião. Já não dava tempo de dormir um sono prévio ao concurso, mais qualquer jeito o impacto era mínimo porque sò ia trabalhar a faixa de 15m.
 
O target,
O ano passado tive a oportunidade de assistir a uma apresentação do “Potomac Valley Radio Club”( http://www.pvrc.org/webinar/webinars.htm), onde o Randy Thompson, onde ele dava algumas dicas para os concursos. Acabou a apresentação e fiquei com duas palavras na minha cabeça: Curtir e ter uma meta clara!. Referente a segunda, o que eu fiz foi olhar nos records mundiais, sul americano e finalmente nos locais (HK), decidi fazer-lo na faixa de 15m e tirar ao Pedro Alina do Record da Colombia nessa faixa. Para curtir o mais importante e se relaxar, ficar focados, temos de ter em mente que por trás de cada um dos QSO tem um cara que poderia ter passado por um monte de coisas prévio ao test, ou simplesmente um outro que sò esta pescando novos  DXCC!

A primeira Noite,
Bem, para nos na Colombia, o test começa as 7:00pm (-5utc). Comecei então o test è acabei as 23 horas locais com uns 220 QSO e um 200 prefixos. A propagação não era tão boa assim como eu esperava mais tem uma regra simples: “si a propagação esta ruim, e ruin para todos”. Não fiquei estressado e foi me deitar, ainda tinha muito para fazer.

O primeiro dia,
Acordei as seis da manha, peguei o café da manha, fiz café para o dia todo. Cheguei no shack, apontei a minha hexbeam para Europa e comecei a trabalhar em 21.144, a propagação continuava meio ruim, alem de isso, o dia foi de chuva e trovoes, tanto assim que tive que desligar os rádios pelo menos uma hora e meia. Voltei a transmitir, nessa altura só se escutavam estacioes dos estados unidos e chegou num ponto onde ela mudava entre o pacifico e os estados unidos, ficou assim, intermitente, de um lado para o outro, uma coisa louca! Ate chegar num ponto onde sò se escutavam estações de sul America, trabalhei então LU, PY, CX, PZ. Desliguei a estação na volta das 10:40pm (local time), o score parcial era de 700 QSO com 500 prefixos.

O segundo Dia, foi menos “o dia”,
De novo, acordei as seis da manha, na cocinha arrumei o meu café para o dia todo, alem de água e alguns petiscos. Mandei antena para Europa mais desta vez a propagação sim era bem melhor do que ontem. Alem da propagacao tinha muitas mais estações, acredito que è pelo facto que o domingo e culturalmente (na maioria dos países) o dia de folga. Alem disso, aminha meta ainda estava muito longe, tinha que atingir pelo menos uns 1300 qso e apenas tinha 700. Não fique preocupado e comecei a trabalhar, fiquei com um pile up de europeus que nem uma expedição! Na hora que fecho a propagação com eles, já tinha atingido 1100 QSO, voltou então a esperança de bater o record HK e ainda falavam 6 horas para acabar a festa.

Depois dos europeus começou então a festa com os americanos, um 70 porcento desses contatos eram todos prefixos novos! Ai o meu score foi para cima!, faltando duas horas para acabar já tinha ultrapassado ao Pedro, que pena com ele, hihihihi. Sem duvida, o domingo foi o melhor dos dias, melhor propagação, mais gente, foi mesmo uma festa!

Conclusão,
Depois de concluído o concurso pude conferir que, ter uma meta clara e curtir cada um dos QSO foram sem duvida duas dicas importantes. Ter um horizonte, mesmo que ele não seja tão ambicioso e bom, faiz com que as coisas caminhem pra frente, alem da sensação de satisfação não de bater-lo! Por outro lado, as melhoras no shack não foram usadas porque o AC não falhou mais mesmo assim o risco foi mitigado e estação pronta para atender alguma necessidade mesmo sem fluxo elétrico.
O resultado final foi de 3.069.000 pontos, e ate a data de hoje continua no topo segundo os sites “não oficiais” de resultados como pileup.ru ou 3830. Alem disso a festa foi garantida, sem duvida nenhuma!



Anibal, hk3r, 5k3r
membro da Araucaria DX Group, 


No hay comentarios:

Publicar un comentario